Ciência Cidadã

No EAMar, temos a novidade da inserção da Ciência Cidadã, que se trata de uma metodologia científica participativa, em que a sociedade colabora com o processo e produção de conhecimento científico junto aos pesquisadores. No contexto do Projeto, haverá a participação dos alunos e professores da rede pública de ensino, incentivados pela equipe EAMar em sala de aula, e também a participação voluntária de cidadãos comuns que frequentam as praias de Ubatuba, aproximando-os da gestão ambiental do litoral. Essa é uma forma de construir um novo olhar sobre o ambiente costeiro em que eles estão inseridos, além de possibilitar a aproximação com a universidade e a profissão de oceanógrafo e cientista, um importante passo para o futuro dos jovens. 

 

A atividade de Ciência Cidadã está relacionada ao monitoramento comunitário de praias com embasamento no aplicativo CoastSnap.

O cidadão cientista deverá fotografar a praia em que há um totem (ou estação fixa) disponível, observar algumas informações gerais e enviar o formulário para a equipe do EAMar (abaixo).  A série temporal de fotografias e dados servirão como instrumento para verificar a variação da linha de costa ao longo do tempo.

 

Vamos disponibilizar os resultados obtidos através de nosso website e redes sociais, apresentar em eventos científicos pertinentes, sempre reconhecendo a participação ativa dos cidadãos cientistas, além de fazer um mural de todos que contribuíram para o sucesso da pesquisa.