Entenda como é a estrutura do projeto

A Projeto Educação Ambiental Marinha (EAMar): Um olhar multidimensional para a Década do Oceano é dividido em cinco fases:

Planejamento

A primeira fase consiste em todas as ações de planejamento que permeiam o projeto: a) reuniões da equipe executora e treinamento dos integrantes da equipe; b) contato com a Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Escolas; c) definição da estrutura logística e cronogramas.

Capacitação

A segunda fase consiste na apresentação do projeto aos professores do Ensino Médio que contribuirão para a execução das atividades em sala de aula e será dividida em quatro encontros virtuais. É o momento de aplicação prévia de avaliação junto aos professores e das discussões acerca das Ciências do Mar e da Ciência Cidadã, contemplando os quatro módulos didáticos 1) Oceano, 2) Oceanografia 3) Impactos Antrópicos 4) Ações de Remediação, que são diretamente permeados pelos princípios da Década do Oceano e do ODS 14 (Vida na Água).

Tenda Oceano

A terceira fase é o momento crucial de aproximação da equipe EAMar com os alunos do Ensino Médio. Nesta fase, os professores aplicam as aulas e atividades nas escolas, com acompanhamento e monitoria dos alunos da graduação do IO-USP. Os quatro módulos didáticos serão apresentados no formato de aulas expositivas e atividades interativas, além da avaliação de percepção através de formulários. Em 2021, essa fase será aplicada somente às escolas selecionadas do município de Ubatuba, São Paulo.

Ciência Cidadã

A quarta fase consiste no monitoramento fotográfico de praias aplicando a metodologia de Ciência Cidadã, que consiste na coleta de dados realizada pelos alunos e incentivada pelos professores e equipe EAMar. Essa fase também será divulgada para a sociedade em geral, se desejar contribuir para o monitoramento dos perfis de costa de Ubatuba, colaborando ativamente para a ciência. Ver mais detalhes aqui.

Fechamento

A quinta fase corresponde ao fechamento do projeto junto às escolas contempladas pelo EAMar quanto ao conteúdo trabalhado, à apresentação e discussão dos dados coletados na atividade de Ciência Cidadã e ao feedback dos alunos e professores participantes. Premiação final para incentivo aos mais engajados nas categorias 1) aluno 2) professor 3) escola.